terça-feira, 10 de maio de 2011

Papo de Jornalista com Luiz Gonzaga Neto



A coluna Papo de Jornalista está de volta! E a partir de agora só com entrevistas inéditas! Nessa reestreia, vamos conhecer um pouco mais da história do repórter Luiz Gonzaga Neto. Ele bateu um papo muito bacana com o InterTV Clube, confira!


InterTV Clube: Luiz Gonzaga Neto, por que você escolheu essa profissão? Quantos anos tinha quando teve convicção que seria jornalista? Qual foi o seu primeiro trabalho na área?
Luiz Gonzaga Neto: Na verdade eu sempre gostei de conversar. E também desde pequeno adorava assistir aos telejornais. Mais até que aos programas infantis. Desde os 7 anos coleciono edições da revista Placar (muitas se perderam, mas ainda tenho algumas). Cara, gastei muitas mesadas com o jornaleiro. Meu pai conta que certa vez, quando eu tinha uns 3 anos, eu disse que um dia ele me veria dentro daquela caixa, a TV. Na adolescência eu sonhava em trabalhar no Jornal do Brasil. Não deu. Minha primeira experiência na área foi bem tardia, eu tinha uns 23 anos. Um estágio na TV Educativa Rio Doce, em Governador Valadares, lá em Minas. Depois disso só fiquei longe da profissão por um ano.


InterTV Clube: Você apesar de carioca, viveu parte de sua vida em Minas Gerais. Considera o mercado de trabalho, na sua área, mais promissor no estado do Rio do que em Minas Gerais? 
Luiz Gonzaga Neto: Adoro Minas Gerais. Uma terra ótima para se viver. Lá o tempo passa diferente, sei lá. Mas profissionalmente acho que o estado do Rio oferece mais oportunidades. Eu não tenho muita afinidade com Belo Horizonte, estive poucas vezes lá por que morei no interior. E lá, amigo, tudo é muito longe. A impressão é de que se está isolado do mundo. Na minha opinião, aqui no estado do Rio todos os lugares são perto da capital e isso favorece.


InterTV Clube: O norte-fluminense, onde você se encontra atualmente, é um local que ocorrem muitos factuais. É realmente disso que um repórter gosta? A adrenalina nesses momentos é fácil de segurar?
Luiz Gonzaga Neto: Isso depende. Factual dá sim toda essa adrenalina que você diz. A gente fica agitado com as informações chegando a todo o momento. É uma tensão que todo repórter gosta. Mas vou te falar: uma reportagem bacana, bem produzida, com bons personagens também é uma delícia. Contar boas histórias, de gente da terra, ou histórias tristes, de denúncias. O importante é prestar um serviço a comunidade. Fazer a diferença. É isso o que nos move.


InterTV Clube: Existe alguma reportagem feita por você que tenha marcado a sua vida? É possível separar as emoções vividas durante o trabalho, da vida pessoal?
Luiz Gonzaga Neto: Separar é muito difícil. Quando a gente faz um reportagem pesada, de denúncia, que a gente se depara com pessoas sendo humilhadas, mal tratadas, é impossível voltar pra casa como se nada tivesse acontecido. A gente fica mal. Indignado. Muitas vezes p... da vida mesmo! Volta pra casa cansado, esgotado mesmo. Uma reportagem que me marcou muito foi a de um acidente na estrada de Bom Jesus do Itabapoana. Eu e Junior Marins estávamos indo pra lá para uma outra pauta (que nem me lembro qual era). No meio do caminho passamos por um acidente que tinha acabado de acontecer. Um menino de 3 anos morreu na hora e a irmã, de 5, estava muito ferida. Os dois foram jogados pra fora do carro. O pai desesperado, não sabia o que fazer. Fizemos a reportagem, fiquei acudindo a menina para ela não adormecer. Ajudamos no resgate. Mas depois de tudo, no carro, voltando pra redação, estávamos os dois calados e chorando pra caramba. Imagina só, dois marmajos chorando feito crianças!! Mas a emoção foi muito forte!! Aquelas cenas de horror me marcaram demais.


InterTV Clube: Dentro da InterTV, existe algum profissional que mereça seu aplauso? Quem? Só vale citar um. 
Luiz Gonzaga Neto: O Ronan. O cara é um artista. Tem muito talento e competência.
Luiz Gonzaga Neto

InterTV Clube: Mesmo com vários anos de profissão, ainda fica nervoso em entradas ao vivo?
Luiz Gonzaga Neto: Claro que fico nervoso. Mas não é desespero. É só aquela adrenalina da responsabilidade. Afinal de contas a gente vai passar uma informação para a comunidade e isso exige muita responsabilidade. Erro zero! O medo é até importante, por que quando você tem muita confiança, relaxa. E esse é um luxo que jornalista nenhum pode se permitir.

InterTV Clube: O fato de ter uma vida pública, por causa da TV, o limita de fazer alguma coisa? Já passou por algum momento de assédio, tietagem ou até mesmo constrangedor, devido a sua profissão? 
Luiz Gonzaga Neto: Ainda não me acostumei direito com o reconhecimento. Às vezes sou surpreendido na rua e fico sem saber como reagir. Mas isso vai melhorar. Ainda não precisei mudar nada na minha rotina por causa do meu trabalho, graças a Deus!!!

InterTV Clube: Muitos telespectadores possuem uma curiosidade a respeito do seu nome e sobrenome, que são os mesmos do cantor e compositor, já falecido, Luiz Gonzaga. Afinal, você possui algum parentesco com ele ou é apenas uma coincidência?
Luiz Gonzaga Neto: Coincidência total! Como dá pra ver, meu nome é uma homenagem a meu avô paterno, que se chamava Luiz Gonzaga. Acredito até que ele era mais velho que o xará famoso. Meu avô é cearense e lá no nordeste esse nome é comum, homenagem a um santo, assim como Geraldo Magela, Raimundo Nonato, enfim. Mas convivo bem com essa coincidência. Pra mim é até vantajoso por que as pessoas dificilmente esquecem, né??

InterTV Clube: O que você acha desse relacionamento estreito com os telespectadores através do InterTV Clube e das redes sociais?
Luiz Gonzaga Neto: Acho muito legal. Primeiro por que as pessoas acabam de vez com a ideia de que somos "Et's". Somos pessoas comuns. Só trabalhamos na TV. E, sinceramente, acho que isso não faz de nós pessoas mais especiais. É apenas o nosso trabalho. E esse contato é importante também para as pessoas darem sugestões de pauta, fazerem críticas, enfim, muito legal!!

InterTV Clube: Para finalizar, conta para gente como está a sua emoção às vésperas de ser papai!
Luiz Gonzaga Neto: Cara, muita adrenalina. Falta muito pouco. Estamos naqueles preparativos, pintando o quartinho dele (é menino, mas ainda não tem nome), comprando móveis. Mexe pra caramba!! A cabeça está a mil, mas estou super feliz!!!!!!! É a melhor fase da minha vida!!!!!!!

2 comentários:

  1. Agradeço em meu nome e do InterTV Clube, a esse grande profissional, por partilhar conosco um pouco de sua história! Obrigado Luiz, grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Emocionante ele falando do acidente com as crianças! Ele trabalha direitinho. Gosto desse repórter. Pena que os mais bonitos são sempre casados. Não dou sorte!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!